Desafio das TIC na Educação

sábado, 21 de junho de 2008

A escola parece ser um organismo impenetrável às transformações resultantes do avanço científico e tecnológico. Prossegue-se dando aulas como se fazia há décadas, seguindo modelos que basicamente não se atualizam face à evolução do conhecimento humano. A incorporação das tecnologias contemporâneas de informação e comunicação na escola é uma resposta às novas demandas sociais advindas com a emergência da chamada Sociedade da Informação. A escola ao continuar estar à margem do processo de desenvolvimento tecnológico, no papel formativo que lhe é exigido, torna a sua contribuição insuficiente na inserção dos alunos numa sociedade altamente competitiva e complexa. A emergência paradoxal dos novos processos de produção e disseminação da informação e do conhecimento coloca um grande desafio à educação, ou seja, a necessidade de repensar seus fundamentos e recriar métodos ou aportes científicos fundamentais para a formação de indivíduos competentes, capacitados para lidar com características históricas, sociais e políticas atuais. A atualização não ocorre por meio da inserção pura e simples de computadores, nem da imposição de processos de modernização através da absorção de novas tecnologias como salvadores do sistema, sem levar em consideração a situação funcional das nossas escolas. Este texto faz parte de um trabalho de pesquisa mais vasto que visa investigar como os programas de introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão sendo implementados pelas escolas públicas do Ensino Médio do interior paraibano.


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