Novas Tecnologias e Currículo

terça-feira, 17 de junho de 2008

O presente artigo trata da questão da inserção das novas tecnologias no currículo dos Cursos de Licenciatura ministrados no Centro de Ciências e Tecnologia – CCT na Universidade Estadual da Paraíba. Considera-se a importância do uso e aplicação da Informática e todos os recursos a ela associados no processo de ensino-aprendizagem, como saber fundamental na atualidade, que deva ser presente nos currículos destes cursos. Tendo em vista, que o profissional recém-formado chegue ao mercado de trabalho e ao exercício da profissão docente com o conhecimento específico e os saberes necessários para que possam ser estes constituidores de uma prática pedagógica reflexiva e atual. A formação de professores para utilizar o computador como recurso de mediação não pode se reduzir à visão simplista de um treinamento operacional. Além da apropriação dos recursos da Informática, a formação deve provocar reflexões sobre como, quando e por que utilizar o computador, já que a nova meta da formação é o professor crítico e criativo. Dentro desta perspectiva, a formação dos educadores deve favorecer a uma reflexão sobre a relação entre teoria e prática, além de propiciar a experimentação de novas técnicas pedagógicas. Isso não significa jogar fora as velhas práticas, mas, sim, apropriar-se das novas para promover a transformação necessária. Neste contexto, o computador não pode ser visto como “modismo”, mas como uma ferramenta para promover a aprendizagem. Diante dessa constatação, foi realizada uma pesquisa de campo com estudantes concluintes dos cursos de Licenciatura Plena em Matemática, Física e Química, ao final do ano de 2007 e ainda em processo, com o objetivo de verificar se as disciplinas que contemplam as novas tecnologias da informação preparam o licenciado recém-formado a fazer uso crítico e adequado do computador em sala de aula e na prática pedagógica.


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