Percepção dos Docentes do CCT em Relação à EAD

terça-feira, 17 de junho de 2008

Este texto apresenta resultados parciais de pesquisa desenvolvida com docentes de vários cursos de graduação do Centro de Ciências e Tecnologia –CCT, na Universidade Estadual da Paraíba, com relação a percepção construída por estes acerca da educação a distância – EAD. Consideram-se relevante a investigação sobre as concepções dos docentes, sua compreensão e tratamento diante desta questão, pois é inegável que a educação a distância como ferramenta de educação de massas, vem gerando as mais diversas experiências e expectativas e se ampliando no âmbito tanto das universidades brasileiras como estrangeiras. Tal realidade exige que sejam repensadas as propostas pedagógicas para a esferas do ensino superior, tomando como referência o avanço das tecnologias digitais, a forma de apropriação dessas tecnologias e o universo dos indivíduos que não apenas consomem em seu cotidiano imagens e outras representações mas se comunicam e usufruem desse universo. Neste sentido, é importante que os educadores expressem sua visão, já que um processo contínuo de formação se evidencia diante da necessidade de uma prática pedagógica que hoje se configura, permeada por metodologias mais conectado com o avanço tecnológico, onde, ensinar em uma instituição superior não pode se reduzir mais, aos momentos dentro de uma sala de aula. Portanto, é preciso flexibilizar a forma de organizar os momentos de sala de aula e os de aprendizagem virtual de forma integrada e alternada diante de um cenário em que o aluno pode continuar aprendendo cada um no seu lugar de trabalho ou em casa, conectado através da rede de computadores.


2 comentários:

Fernando SC Pimentel disse...

Parabéns Lucinha!
Você sempre está à frente, mostrando que precisamos entender a EAD como algo positivo, como uma modalidade "do bem", mas que precisa de pessoas integradas na formação docente.
Parabéns

Ana disse...

Lucinha,

Penso que seu trabalho é muito interessante como ponto de partida para a elaboração de qualquer processo de formação de professores para trabalhar em cursos a distância. A percepção está no campo da subjetividade, conceito fundamental para melhorar nossa compreensão sobre como alguns elementos são internalizados pelos sujeitos. O senso comum sobre EAD se mostra conflitante em seus dados, apontando para a necessidade de um trabalho de reconstrução destes conceitos com estes professores. Parabéns pelo trabalho, e vamos continuar pesquisando...

Abraços,