Ensino Presencial Auxiliado por E-Learning

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Este texto é resultado de pesquisa em andamento e tem como objetivo discutir a mediação do ambiente Moodle nas disciplinas presenciais de matemática do ensino médio, um olhar diferenciado para as ferramentas que atuam como mais um espaço de aprendizagem que vai além dos muros da sala de aula. A proposta surgiu da necessidade de compreender as diferentes possibilidades de trabalhar com um sistema de gerenciamento de cursos, especificadamente o moodle, utilizando ferramentas que podem ser útil no apoio ao ensino presencial. Nesta perspectiva, concebemos o ambiente virtual como mais do que um simples espaço de publicação de materiais, permeado por interações predefinidas, mas como um local onde o professor espelhe as necessidades de interação e comunicação que cada contexto educacional lhe apresente em diferentes momentos e situações. Uma forma de refletir o ensino tradicional que não é de hoje que apresenta dificuldades em relação a autoria, a colaboração e a autonomia, isto é, os processos educacionais nos quais fomos formados, métodos que não primavam pelo desenvolvimento destas competências que passam a ser exigidas nos espaços on-line, já que é fundamental exercitar a prática da leitura e escrita, nas quais os alunos precisam se autorizar e construir coletivamente respeitando as diferenças que emergem nas relações interpessoais independente do espaço em que se encontram, nesta perspectiva o desenvolvimento de atividades on-line pode ser alvo de inúmeras discussões, envolvendo diversos aspectos tecnológicos, financeiros, administrativos e/ou pedagógicos. Nesse contexto, não pretendemos aqui ressaltar a tecnologia por nós utilizada como superior a nenhuma outra sob quaisquer aspectos. Buscamos, explorar suas funcionalidades e discutir seu potencial pedagógico como auxílio para o ensino presencial.

0 comentários: