A EAD e a Formação de Professores na Perspectiva dos Estudos Culturais

terça-feira, 17 de junho de 2008

Este artigo discute as mudanças na sociedade informacional pós-moderna e as inovações na forma de produzir, ensinar e aprender consolidadas através do uso das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação, a partir da abordagem dos estudos culturais.. A apropriação dos instrumentos existentes na web para a aprendizagem colaborativa, com formação de redes virtuais e as possibilidades de uma ação ativa do internauta na produção e publicação de textos, constituem-se elementos que contribuem para a construção de um novo paradigma na formação dos professores, que através da educação a distância como política pública, alcançaram patamares de acessibilidade e apropriação do mundo informacional de forma bastante significativa. Ao lidar com o conceito de aprendizagem colaborativa em sua prática enquanto aluno de um curso a distância, o professor que continua exercendo suas atividades em sala de aula, pode iniciar reflexões importantes sobre o processo de ensino-aprendizagem, as estratégias avaliativas (porque e como avaliar), e sobre o próprio processo de educação como um todo. A partir destas reflexões, o professor poderá avaliar a legitimidade e os resultados dos paradigmas utilizados até então para encontrar outros caminhos, através de novas possibilidades de realizar sua prática.Para ter acesso ao texto completo, clique aqui.Deixe o seu comentário sobre este material. Este é um espaço de colaboração e sua opinião é muito bem-vinda!


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